Análise

Blog Espelhinho e da Luluzinha Teen e sua turma

O Blog Espelhinho é voltado para garotas adolescentes de 12 a 17 anos de idade. Busca integrar este universo mutante por meio da linguagem: dos temas; dos personagens que fazem parte do Blog (quatro garotas animadas com e falas estilos diferentes); e com matérias que identificam outras adolescentes.

O Espelhinho identifica-se com o conceito de Alex Primo (2008) para blog grupal, pois “é produzido por, pelo menos duas pessoas” (p. 8 ) (o espelhinho é produzido por quatro) em que “a publicação dos posts pode tanto ser individual, onde cada participante escreve seus textos em separado, quanto assinada por todos os participantes. […] a assinatura do post identifica quem o redigiu a partir do login utilizado” (idem). Geralmente os posts do blog Espelhinho são individuais e a assinatura identifica quem redigiu. No entanto algumas matérias são produzidas por todo o grupo.

Dentro de blog grupal relacionado por Alex Primo, está uma subcategoria que define o blog Espelhinho. É o grupal informativo, em que

grupos podem utilizar este gênero de blog para a divulgação de informações e notícias sobre interesses compartilhados. O material publicado pode ser de autoria do próprio grupo (notas sobre lançamentos e eventos) ou reprodução de releases e material jornalístico encontrado em outras publicações.

Um blog que pode ter certa identificação com o Espelhinho é o blog da Luluzinha Teen e sua turma, quando este propõe uma temática e linguagem relacionada e voltada ao público jovem adolescente. Porém, o Luluzinha Teen e sua turma pode ser definido como um blog profissional, segundo a conceituação de Alex Primo (2008),

escrito por uma pessoa com especialização em determinada área, na qual atua profissionalmente, cujo impacto pode ser identificado nos posts. […] A enunciação deste sujeito é objetivada em virtude de sua inserção no mercado (no comércio, na educação formal, na pesquisa, em consultorias, etc.). […] Mesmo que o tom dos posts possa ser informal, o que é dito é determinado em virtude de estratégias que visam criar ou manter frentes de atuação profissional.

O Luluzinha Teen e sua turma é produzido a partir de uma revista em quadrinhos (de mesmo nome), desenvolvida pelas editoras Pixel e Ediouro. Além disso, e utiliza anúncios mercadológicos da mesma organização. O que difere da proposta “grupal” do Espelhinho, feito para dialogar com um público específico sem o uso de meios publicitários de mercado. Entretanto, ele se identifica com o Espelhinho pela característica de blog grupal, já que ambos são representados por personagens animados, cada um com uma característica bem diferente, um do outro, mas todos interagindo com um mesmo tipo: o adolescente.

Para entender como um blog profissional é produzido, conversamos com Mauren Motta, que dirige a agência Mauren Motta Conteúdo, responsável por produzir conteúdo para diferentes públicos, além de disseminá-lo nas redes sociais da web.

Assista ao vídeo

Anúncios

Leave a response and help improve reader response. All your responses matter, so say whatever you want. But please refrain from spamming and shameless plugs, as well as excessive use of vulgar language.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s